27 março, 2006

Politicas

Uma coisa sempre me fez muita confusão... as políticas de desenvolvimento económico dizem-nos que é preciso baixar os impostos das empresas para aumentar a competitividade, isto porque impostos mais baixos trazem mais investimento para o país e aumenta o número de postos de trabalho e a riqueza de “todos". Dizem depois que um aumento da competitividade só é possível com um aumento de produção e que um aumento de produção só é possível com o investimento na tecnologia e na automatização... ou seja... substituição de homem por máquina... chegamos mais perto das minhas dúvidas...
Imaginemos um extremo em que todas as fábricas e empresas do país estão totalmente automatizadas e essas mesmas fábricas e empresas não pagam impostos (melhor não pode haver para atrair o investimento e aumentar a produtividade, certo?). Como as fabricas e empresas estão totalmente automatizadas, não vai ser necessária mão-de-obra humana, logo, mais desemprego e menos riqueza para quem não tem nada. Para os donos das empresas e fábricas esta situação é “ligeiramente” diferente... como a produtividade aumentou, há mais lucro. Como não se pagam impostos, há mais lucro. Como não se pagam ordenados, há mais lucro.
E as minhas dúvidas são: Como é que num país assim, todos enriquecemos? Os “donos do dinheiro” vão chegar ao fim do mês e dizer “bem, temos aqui x euros, somos dez milhões de Portugueses logo isto é y euros a cada um”. Quer dizer que não vai haver necessidade de trabalhar (pois não há trabalho e quem tem o dinheiro vai repartir “o bolo” por todos) e mesmo assim todas as necessidades, de toda a gente, vão ser satisfeitas? Ou isto é tudo uma “grande tanga” para quem tem muito ficar ainda com mais?
Isto é o que sempre me fez muita confusão e nunca ninguém me conseguiu explicar. Como conciliar as duas coisas? Se alguém passar por aqui, ler isto e me conseguir esclarecer, eu agradeço imenso e fico mais rico... intelectualmente. :)